Praia fluvial no Rio Lima, na bonita zona ribeirinha de Ponte da Barca, encaixada num espaço natural de grande beleza. Na época balnear de 2008, a câmara local acabou de fazer obras que criaram melhores condições de segurança aos banhistas. A zona delimitada para banhos tem águas pouco profundas, com não mais de dois metros e meio de profundidade.
Está equipada com balneários e chuveiros e a água apresenta, segundo análises recentes, excelente qualidade. Tem um bar de apoio e fica próximo das piscinas municipais. Há animação e, na época de Verão, cinema ao ar livre e aluguer de pequenas embarcações a pedal ("gaivotas"). Tem espaços para ténis, futebol, vólei, basquete e canoagem.
Para ver
Ponte da Barca
Terra minhota por excelência, onde os diferentes matizes de verde imperam por toda a parte, Ponte da Barca é uma mistura riquíssima de história, património edificado e belezas naturais. A velha ponte medieval marca a zona junto ao Lima e todo o concelho está salpicado de solares carregados de história. A igreja matriz, o pelourinho e o antigo mercado, o Castelo e o célebre conjunto de espigueiros do Lindoso, reclamam por uma visita. Na zona histórica há bares com horários de funcionamento que se prolongam pela noite fora, como o "Belião", ou a discoteca "Poetas Bar".
Ponte de Lima
Localizada a 18 kms de Ponte da Barca, a vila de Ponte de Lima é um verdadeiro tesouro monumental e paisagístico e um dos símbolos maiores do Minho rural. Entre igrejas, solares, pontes e miradouros, em todo o lado se tropeça na história milenar. É, além de tudo, considerada a capital do turismo em espaço rural, tanta é a oferta disponível.
Serras da Peneda-Gerês
Pelo menos uma vez na vida, é imprescindível mergulhar nas serras graníticas do Gerês, do Soajo, da Peneda e Amarela. Majestosas, poderosas, as serras da Peneda-Gerês impressionam mesmo os mais distraídos. Aldeias como Castro Laboreiro, Soajo, Pitões das Júnias, Lindoso ou Tourém, justificam visitas atentas.
Para comer
O Moínho
Cozinha de pendor regional. A lampreia à bordalesa tem fama de fazer deslocar apreciadores desde centenas de quilómetros de distância. Sável, vitela barrosã, cozido à portuguesa e arroz de frango.
Campo do Corro, 1 A
Ponte da Barca
Telefone: 258452035
Carvalheira
Grande quantidade de entradas e alguns pratos que conquistaram adeptos: o bacalhau com broa e o pernil assado, por exemplo. No Verão, algumas das entradas, acompanhadas com Vinho Verde branco, bem podem prescindir de tudo o mais.
Antepaço, Arcozelo
Ponte de Lima
Telefone: 258944672
Para ficar
Pousada de Juventude de Ponte de Lima (*)
Unidade com 50 camas, localizada a cerca de 20 quilómetros da praia fluvial de Ponte da Barca. Tem quartos múltiplos e quartos duplos e infra-estruturas de apoio, esplanada, sala de convívio, sala de jogos, parque de estacionamento. Os preços variam entre os 11 euros por pessoa (quartos múltiplos) e os 28 euros por quarto (quartos duplos com casa de banho). Descontos para portadores de cartão-jovem.
Rua Agostinho José Taveira
Ponte de Lima
Telefone 258 943 797
E-mail: pontelima@movijovem.pt
http://www.pousadasjuventude.pt/edicoes1/pousadas/artigos.asp?rev=1&cat=37&art=124
Turismo de habitação em espaço rural
Nos concelhos de Ponte da Barca e de Ponte de Lima são inúmeras as possibilidades de passar uns dias numa casa senhorial, numa quinta, em pequenas casas rurais ou em velhos moinhos adaptados para turismo em espaço rural, com preços muito variáveis. Como as possibilidades de escolha são muitas, aqui ficam três locais onde pode ser feita a escolha acertada:
TURIHAB - Associação do Turismo de Habitação
Praça da República
Ponte de Lima - PORTUGAL
Telefones:258 741672 - 258 742827 - 258 742829
Email: info@turihab.pt
http://www.turihab.pt
Posto de Turismo de Ponte da Barca
Rua D. Manuel I
Tel.: 258 452 899
Posto de Turismo de Ponte de Lima
Praça da República
Telefone: 258 942335
(*) Para aceder às pousadas de juventude é necessário o cartão-jovem ou o cartão de alberguista. Este último pode ser adquirido nas próprias pousadas, nas delegações do Instituto Português de Juventude ou na Loja Ponto Já, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, por pessoas com um mínimo de 12 anos de idade. O cartão de alberguista tem um ano de validade e custa seis euros.