ALDEIAS SERRANAS
Lamas de Olo, Ermelo, Fervença, Barreiro, Arnal, Agarez, Pioledo, Varzigueto, Galegos da Serra. Aldeias, algumas delas, ainda próximas da pureza original das povoações de montanha, com construções simples baseadas no xisto e no granito, a merecerem visita. Os tempos são outros e a serra viu-se sangrada dos homens e mulheres mais jovens, e em alguns dos lugares restam uma ou duas dúzias de pessoas, ou ainda menos. Mas há coisas, ritos, costumes que permanecem e saberes que não se esquecem. A agricultura e a pecuária continuam a ser actividades fundamentais: centeio,milho, batata, gado bovino, cabras e ovelhas dão vida à serra e sustento às pessoas.
PASSEIOS A PÉ
1) Percurso de dificuldade média com um pouco mais de 13 quilómetros, para durar quatro horas e meia.
Partida e chegada a norte da Barragem Cimeira, no ponto de encontro do estradão com a Estrada Municipal 312-1.
A ver: aldeias de Barreiro e Lamas de Olo, lameiros, carvalhais, pinhais.
2) Percurso de 6,5 quilómetros com uma duração aproximada de três horas, mais difícil do que o anterior.
Partida e chegada na Estrada Municipal 1214, entre Agarez a Arnal.
A ver: declives rochosos contrastantes com campos verdes. Morro granítico de Arnal e aldeia de Galegos da Serra, moinhos e quedas de água. Vista sobre a cidade de Vila Real.
DE AUTOMÓVEL PELO MIOLO DO PARQUE DO ALVÃO
A Estrada Nacional 304, que liga Vila Real a Mondim de Basto, é uma via panorâmica de grande beleza.
Atravessa o Parque Natural do Alvão e, de modo simples e muito cómodo, dá uma ideia de alguns dos valores naturais e patrimoniais da serra. Um pequeno desvio perto de Ermelo dá acesso ao fenómeno natural mais marcante de toda a serra do Alvão, as Fisgas de Ermelo.
Fisgas de Ermelo - Uma das maiores, ou mesmo, para muitos, a maior atracção natural da serra do Alvão. É um fenómeno que resulta de uma falha geológica provocada por uma barreira de quartzitos, originando uma transição brusca entre a zona alta de Lamas de Olo e, mais abaixo, Ermelo. Entre uma e outra vai uma distância em linha recta de oito quilómetros, passando-se dos 1000 metros de altitude para apenas 450 metros. Da parte superior deste imenso e assustador degrau rochoso despenha-se em cascatas sucessivas o Rio Olo, um afluente do Tâmega. A visão das fisgas desde o monte sobranceiro, no Alto do Fojo, é impressionante.
ANTAS DA SERRA DO ALVÃO
Classificadas como monumento nacional, as Antas da Serra do Alvão ficam fora da área delimitada do Parque Natural, junto ao Rio Torno, nas imediações de Soutelo de Aguiar. Originalmente, esta necrópole megalítica compunha-se de dez monumentos mortuários, dos quais restam cinco.
Adega Típica de Sete Contes
Iscas de bacalhau para abertura, mais bacalhau nos pratos de esforço: cozido, na brasa e assado no forno. Bife na pedra, feijoada à transmontana e vitela da ilhada assada. Doce de Basto no final.
Rua Velha
Mondim de Basto
Telef: 255382342
Casa do Lago
Polvo no forno com arroz do mesmo animal. Arroz à pescador, lombinho à vilão e bifinhos com batatas saloias.
Edifício das Piscinas
Mondim de Basto
Telef: 255381800
Casa do Campo
Papas à moda do Douro, creme de favas, bolinhos e pataniscas de bacalhau. Roupa velha, lampreia à bordalesa na sua época, arroz de couves com costela mendinha e alheiras com grelos.
Molares
Mondim de Basto
Telef: 253361231
Passos Perdidos
Casa com cozinha e ambiente muito gabados e vistas para as serras do Alvão e do Marão. A filosofia gastronómica passa por recuperar receitas quase esquecidas e pelo cultivo da memória de Camilo Castelo Branco. O prato-estrela do restaurante são os milhos com carne de porco. Há também truta do Marão e carapauzinhos fritos. E ainda grelhado com migas ou vitela maronesa com arroz de castanhas. Na sobremesa, destaque para o doce de calondro, feito à base de abóbora.
Casa da Coutada
Vilarinho de Samardã
Vila Real
Toca do Lobo
Alheiras de fabrico da casa. Reinam as carnes, com o poderoso cozido à portuguesa à cabeça. Língua estufada, cabrito assado no forno e um prato típico de Vila Real, as tripas aos molhos.
Parada de Cunhos
Vila Real
Telef: 259322741
Centro de Acolhimento de Arnal
Localizado em plena serra, perto da aldeia de Arnal, a 1000 metros de altitude, resultou de uma antiga casa de guarda florestal. A paisagem que se desfruta é belíssima, com uma visão panorâmica da cidade de Vila Real. Tem quatro quartos com camas individuais, para 12 pessoas. Salamandra, cozinha equipada, água quente. O acesso é feito através da estrada municipal 1214, que parte de Vila Real em direcção a Agarez.
Largo dos Freitas
VILA REAL
Telef: 259302830
E-mail: pnal@icn.pt
Casa do Campo
Imponente Solar do século XVII adaptado para turismo de habitação. Tem um bonito jardim, onde pontifica uma das mais antigas camélias de Portugal, com cerca de dois séculos e meio. Tem dois quartos, duas suites e dois apartamentos.
Piscina, loja de artesanato e actividade agrícola dentro da quinta, com a Serra do Alvão em frente.
Molares
Celorico de Basto
Telef: 255361231
E-mail: infogeral@ casadocampo.pt
www.casadocampo.pt
Casa da Cruz/Casa do Mineiro
Casas rústicas transmontanas com vistas sobre o vale da Campeã, junto ao Parque do Alvão. Quartos e apartamentos T1. Piscina, sala de jogos, serviço de bar, ténis. Actividades organizadas - pesca, cavalos, passeios a pé e em viaturas todo-o-terreno.
Campeã
Vila Real
Telef: 259372995 ou 917523575
E-mail:contacto@ casadeferias.com
www.casadeferias.com