Vinho Verde
Viana do Castelo
Viana do Castelo
Viana do Castelo

Há 750 anos entre o rio, o mar e a montanha

A natureza foi pródiga para Viana do Castelo. Não há muitas terras assim, bafejadas pela sorte de gozarem, ao mesmo tempo, a beleza fluvial de um rio como o Lima, praias atlânticas de areia branca e montes que a protegem e proporcionam lugares para estender o olhar até às fronteiras do sonho.

De Viana do Castelo se diz que é a capital do folclore português, pelos seus trajes e ricas peças em ouro, pelas suas concorridas e vistosas romarias, pela riqueza do seu artesanato. Mas a cidade é mais do que isso. Terra de marinheiros, Viana teve um papel importante na epopeia dos Descobrimentos portugueses, chegando a ter dezenas de naus e caravelas a sulcar mares desconhecidos. O seu centro
urbano, o porto de mar, as margens do rio Lima guardam sinais de uma história rica que já vai nos 750 anos.
Os últimos anos da cidade dão mostras seguras de um futuro condizente com o seu passado. A requalificação dos espaços mais nobres de Viana do Castelo, sobretudo na frente de rio e no centro histórico, tem
apostado em arranjos e construções que envolvem alguns dos mais conceituados arquitectos portugueses
contemporâneos, como são Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura ou Fernando Távora. A cidade atlântica
mais setentrional de Portugal insiste em permanecer bela.

 

Para ver

Capela das Almas

(Matriz velha)
(Largo das Almas)
Primeira igreja matriz vianense, da construção original, do século XIII, pouco resta. É um típico templo do barroco setecentista, que serviu de cemitério até finais do século XIX.

Capela das Malheiras

(Rua Gago Coutinho)
Bonito exemplar da arquitectura rocócó portuguesa.
O retábulo em talha policromada merece ser visto.

Casa dos Costa Barros

(Rua de S. Pedro)
Casa quinhentista, da época dos Descobrimentos, destaca-se por ostentar uma belíssima e imponente janela.

Igreja Matriz

(Sé de Viana)
(Largo da Sé)
Edifício maciço construído no século XV, ao gosto da
arquitectura românica, mas marcado pela influência gótica.

Praça da República

Um dos espaços nobres de Viana, carregado de história. O velho chafariz, a Misericórdia e os antigos paços do concelho, todos quinhentistas, são dos locais mais apreciados do centro histórico. Na praça, o Museu do Traje vale a visita, com as suas 900 peçasilustrativas dos trajes de festa e de trabalho do Alto Minho.

Casa da Carreira

(Câmara Municipal)
(Rua Cândido dos Reis)
Considerada uma das mais em estilo manuelino. É, há mais de três décadas, utilizada como câmara municipal.

Hospital Velho

(Posto de turismo)
(Rua do Hospital Velho)
Foi, nos seus primórdios, uma das pousadas utilizadas pelos peregrinos que demandavam Santiago de Compostela.
Construída no século XV, foi sendo alterada com o tempo. A fachada e o pátio interior são quinhentistas.

Navio Gil Eanes

(porto de pesca)
Fundeado no porto de Viana, o navio Gil Eanes apoiou
durante muitos anos os pescadores de bacalhau portugueses nos bancos da Terra Nova. Hoje é uma das novas atracções da cidade, funcionando como núcleo museológico.

Nova Biblioteca Municipal

(Largo Infante D. Henrique)
Mais do que uma biblioteca, o edifício, localizado entre o rio e o centro histórico, é uma das novas construções de Viana com marca de autor, a do consagrado arquitecto Siza Vieira.

Igreja de S. Domingos

(retábulo)
(Largo de S. Domingos)
A atracção maior deste templo quinhentista é o magnífico retábulo saído das mãos do mestre local Álvares de Araújo, classificado por especialistas como ?obra-prima do estilo rocaille de toda a Europa?

Srª da Agonia

(Campo da Agonia)
O templo setecentista em honra da padroeira da cidade, a Senhora da Agonia, enquadra-se no barroco final e tem belos retábulos em talha.

Forte de Santiago da Barra

Construção poligonal de carácter defensivo dos séculos XV e XVI. Integra a chamada Torre da Roqueta, construída em 1502 para, entre outros desígnios, suster os ataques da pirataria.

Basílica de Santa Luzia (e Citânia)

(Monte de Santa Luzia)
Um dos templos cristãos mais procurados. Construída no século passado, a basílica é um exemplo de arquitectura revivalista e está implantada numa elevação de onde se tem uma extraordinária visão panorâmica da cidade. No monte de Santa Luzia persiste um importante vestígio da cultura castreja.

Para comer

Camelo

Uma das mais famosas casas de comida minhota. O
sarrabulho à moda de Santa Marta, o arroz de cabidela de frango "pica no chão" e, uma vez por mês, um cozido à portuguesa de estalo, estão entre os pratos mais requisitados. Para os apreciadores, o Vinho Verde
tinto é servido em malga.
Rua de Santa Marta, 119
Santa Marta de Portuzelo
Telef: 258839090

Casa de Armas

A localização perto do Porto de Viana, inspira a cozinha da casa. Sopa do mar, arroz de peixe, polvo com azeite de alho, sapateira recheada ou pescada recheada com camarão, gratinada e com um toque de ?porto?.
Largo 5 de Outubro, 30
Telef: 258824999

Cozinha das Malheiras

Outro restaurante onde os sabores marítimos têm preponderância. Sopa do mar, santola recheada, feijoada de marisco. As papas de sarrabulho com rojões têm fama de deixar a clientela prostrada de tanto comer.
Rua Gago Coutinho, 21
Telef: 258823680

Laranjeira

As entradas merecem atenção: sonhos de bacalhau ou sardinhas de escabeche. A seguir, arroz de cherne com gambas ou polvo na caçarola.
Nas carnes, entrecosto com vinho tinto ou, aos domingos, o abundante cozido.
Rua Manuel Espregueira, 24
Telef: 258822258

Mariana

O robalo com algas é um dos trunfos da casa. Antes disso, pode começar com umas gulosas amêijoas à Bulhão Pato. Peixes, muitos, grelhados e inspirados pelo mar que fica em frente. O galo caseiro avinhado também se recomenda.
Lugar de São Roque, Afife
Telef: 258981327

Os três potes

Peixes frescos grelhados e Papas de sarrabulho e rojões, para matar o repasto. O pudim Abade de Priscos é famoso.
Beco dos Fornos, 7
Telef: 258829928

Pousada do Monte de Santa Luzia

O sítio tem uma vista extraordinária sobre a cidade e a foz do Lima. A cozinha não deslustra a paisagem: linguado com molho de manteiga, camarão tigre grelhado, medalhões de porco com castanhas ou bife com aguardente velha.
Monte de Santa Luzia
Telef: 258800370


Taberna do Valentim

Localizado perto da lota de Viana, onde o restaurante se abastece de peixe e de inspiração. A sopa de peixe, a chamada "chorinha", é uma especialidade muito apreciada. A caldeirada e o arroz de peixe recomendam-se.
Rua Monsenhor Daniel Machado, 180
Telef: 258827505

Confeitaria Natário

Um dos locais da cidade onde mais se mastigam coisas doces e salgadinhos. Folhados de camarão, pasteis de carne e frigideiras, sempre frescos.
Para adoçar a boca, mariazinhas, biscoitos, cavacas e torta de Viana. Lista de vinhos com fama de superar as de muitos restaurantes.
Rua Manuel Espregueira, 37
Telef: 258822376

O meu itinerário cancelar