Sé Catedral
O edifício mais emblemático de Braga, símbolo maior da importância da cidade como núcleo difusor do culto cristão.
Ao longo de séculos, a Sé de Braga foi incorporando diferentes estilos, desde o românico inicial, passando pelo gótico, o manuelino, o barroco e o neoclássico, entre outros de menor expressão.
Rua D. Paio Mendes
Paço Episcopal
Conjunto de edifícios originalmente destinados à residência dos arcebispos, erguido entre os séculos XVI e XVIII. Proporciona a apreciação de diferentes estilos arquitectónicos, do gótico ao barroco tardio.
Jardim de Santa Bárbara, Praça do Município, Largo do Paço
Igreja do Pópulo
Edifício religioso austero incluído no Convento do Pópulo, com um longo período de construção, entre os séculos XVI e XIX. Foi remodelado pelo arquitecto local Carlos Amarante, que o moldou em estilo neoclássico.
Praça Conde de Agrolongo
Capela de São Frutuoso
Curiosa construção religiosa de influência visigótica e um testemunho invulgar da Alta Idade Média em Portugal. Foi reconstruída no século X,
mantendo-se praticamente inalterada ao longo dos séculos.
Rua de S. Jerónimo de Real
Capela dos Coimbras
Torre quadrangular edificada em estilo manuelino no século XVI, para residência de dignitários da igreja. Terá sido a última casa da roda em Braga (local onde filhos indesejados eram deixados, anonimamente, ao cuidado de religiosos)
Largo de São João do Souto
Santuário do Bom Jesus do Monte
Uma das mais marcantes obras do barroco em toda a Europa e destino obrigatório do turismo religioso na região. Para além da igreja, um monumental escadório inclui capelas alusivas aos passos da Via Sacra e fontes alegóricas dos Cinco Sentidos.
Outra atracção do local é o funicular, um dos poucos movido a água.
Monte do Bom Jesus, fora da cidade
Fonte do Ídolo
Monumento raro que terá sido erguido no século primeiro depois de Cristo. Numa massa granítica sobressai uma figura de recorte clássico com pouco mais de um metro, já degradada mas de grande interesse histórico e patrimonial. Exemplo da tolerância de Roma face às divindades locais.
Rua do Raio
Termas Romanas do Alto da Cividade
Descobertas em 1977, as ruínas das termas estendem-se por cerca de 850 metros quadrados.
Balneário público construído no início do século II, manteve-se a funcionar nos três séculos seguintes, ao longo dos quais sofreu várias remodelações.
Rua Dr. Rocha Peixoto
Arco da Porta Nova
Porta de entrada na cidade erguida nos inícios do século XVI. A actual estrutura é mais recente, datando de 1772, sob desenho do grande arquitecto do barroco bracarense, André Soares.
Rua D. Diogo de Sousa
Torre de Menagem
Única construção que resta das muralhas e do castelo, demolido em 1906, e da cidadela medieval bracarense. Funciona hoje como um dos espaços culturais da cidade.
Rua do Castelo
Palácio e Museu dos Biscainhos
Exemplar notável de casa senhorial dos séculos XVII e XVIII e um dos sinais do modo de viver da nobreza local.
Manteve-se na posse da mesma família ao longo de mais de três séculos. Os jardins barrocos e o museu, a funcionar desde 1978, são argumentos suplementares para uma visita.
Rua dos Biscainhos
Casa dos Crivos
Edifícios civis típicos do centro urbano dos séculos XVII e XVIII, recuperados nos anos oitenta do século passado. As fachadas revestidas por cerrada estrutura de madeira indiciam o clima de religiosidade e recolhimento então vivido na cidade.
Rua de São Marcos
Palácio do Raio
Construído em meados do século XVIII, é dos mais exuberantes exemplos do esplendor barroco da cidade e da criatividade do arquitecto André Soares. O nome advém de ter sido comprado pelo capitalista brasileiro Miguel José Raio.
Rua do Raio
Theatro Circo
Principal sala de espectáculos da cidade, recentemente reaberta depois de obras de recuperação. Abriu ao público em 1915, com uma faustosa sala de influência italiana.
Avenida da Liberdade
Estádio Municipal de Braga
Estádio de futebol com características únicas no mundo, desenhado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura. Encostado a uma pedreira num dos topos, abre-se no outro para o vale do rio Cávado, proporcionando três espectáculos simultâneos: a arquitectura, a paisagem e o futebol.
Monte Castro, na periferia da cidade
Visita a Barcelos
A menos de 15 minutos de Braga de automóvel (pela A11), a cidade de Barcelos merece uma visita demorada. O famoso galo, símbolo tantas
vezes associado a Portugal, nasceu lá. Mas há muito mais que ver: o património arquitectónico é riquíssimo (Igreja Matriz, Paços dos Condes de Barcelos, ponte medieval, Pelourinho) e o artesanato faz de Barcelos
uma espécie de capital portuguesa nessa especialidade típica.
Abade de Priscos
Foge às receitas tradicionais da região, com excepção do pudim que dá o nome à casa. Bacalhau gratinado, alcatra açoriana ou galinha mourisca estão entre as especialidades. Para remate, o dulcíssimo pudim de Abade de Priscos.
Praça Mouzinho de Albuquerque, 7
Telef: 253276650
Pedra Cavalgada
Cozinha portuguesa criativa.
Pataniscas de bacalhau e chévre gratinado como entradas. A seguir, "magret" de pato com puré de feijão e redução de vinho do Porto. Bacalhaus, muitos e bons. E sarrabulho. Mas também "carré" de borrego
grelhado com puré e ovo escalfado. Grande lista de vinhos.
Estrada Nacional 101, Lugar de Assento, Palmeira
Telef: 253626596
Inácio
Um dos ex-libris gastronómicos da cidade. O bacalhau e os rojões minhotos estão entre os pratos mais procurados. O cabritinho e a vitela também se recomendam. O leite creme e o untuoso pudim servem de remate.
Campo das Hortas, 4
Telef: 253613235
São Frutuoso
Casa de muitos bacalhaus, entre os quais o "bacalhau-lagosta" e o que se faz acompanhar com broa de milho. Rojões e papas de sarrabulho, é claro, mas também pescada com folhado. No fim, "gruta da casa", com ovos e amêndoa.
Rua Costa Gomes, 168
Telef: 253623372
Bem-me-quer
O bacalhau à moda da casa é louvado e premiado. Papas de sarrabulho ao domingo, rojões, cabrito assado, polvo grelhado e lampreia no tempo dela. Delícias de nata no remate.
Campo das Hortas, 6
Telef: 253262095
Arcoense
Arroz de caça à moda da casa, muitos bacalhaus, cataplana de peixe, um invulgar arroz de lavagante seco ou os afamados filetes de pescada com arroz de netinhos, estão entre as propostas a considerar. Sopa dourada e aletria de ovos para os mais gulosos.
Rua Engº Justino Amorim, 96
Telef: 253278952
Casa das artes
Alia tradição e alguma ousadia gastronómica. Rojõezinhos convivem com "vol-au-vent" de perdiz ou o bife Wellington.
Pataniscas misturam-se com açorda de marisco e bacalhau com broa. Na doçaria, há pão-de-rala e o tradicional abade de Priscos.
Rua Costa Gomes, 353, Real
Telef: 253622023
Cruz Sobral
Vitela e cabrito assados em forno de lenha. Cozinha tradicional da região, com mais de 80 anos de experiência. Leite creme, pudim Abade de Priscos e rabanadas. A lista de vinhos não se confina ao habitual e
propõe algumas raridades.
Campo das Hortas, 8
Telef: 253616648
De Bouro
Linguado com molho de champanhe, gambas ao alhinho, pato com molho agridoce ou bacalhau gratinado com gambas denunciam uma ementa que não se confina à tradição. Mousse de avelãs e bavaroise de ananás.
Rua Santo António das Travessas, 30-32
Telef: 253261609
Expositor
Peixe grelhado, bacalhau à marialva, filetes de pescada fresca. Cabrito assado à padeiro e os tradicionais cozido à portuguesa e sarrabulho com rojões. Boa lista de vinhos.
Parque de Exposições de Braga
Telef: 253217031 ou 253675818
Narcisa
Casa modesta e típica, aqui nasceu o afamado bacalhau à Narcisa, um dos pratos marcantes da culinária local.
Propostas fortes: sarrabulho, tripas à moda do Porto e cabrito assado no forno. Lugar de culto da gastronomia local.
Largo do Monte de Arcos, 25
Telef: 253262948
O Pórtico
A abrir, alheiras de caça e gambas com alho. Segue-se uma açorda de marisco e plumas de porco preto. Rabanadas com passas e pinhões para o remate tradicional.
Largo do Arco, Bom Jesus,
Tenões
Telef: 253676672