Vinho Verde
Ponte de Lima
Ponte de Lima

Se há povoações portuguesas a que o adjectivo pitoresco se pode aplicar sem reticências, a vila de Ponte de Lima é uma delas. Em cada canto se tropeça na milenar história limiana - uma igreja românica, umas alminhas, um palacete, restos de um castro, um cruzeiro, a vetusta e marcante ponte romano-medieval. A natureza também não se fez rogada, semeando na paisagem ribeiras e riachos de água límpida, o belíssimo vale do rio Lima, montanhas acessíveis, vales suaves e infindáveis variações de verde. A caminho dos mil anos de história, o concelho de Ponte de Lima mantém-se, no Minho e em Portugal, como um reduto de autenticidade e de respeito pelo passado.
A classificação de Ponte de Lima como capital do turismo em ambiente rural é uma consequência natural do que ficou escrito. Na vila, e sobretudo nos seus arredores, há um sem número de propostas para passar uns dias numa casa senhorial, num moinho recuperado ou numa velha quinta adaptada para receber pessoas que procuram sossego, paisagens imaculadas e gente hospitaleira. Terra de muitos e pequenos agricultores, Ponte de Lima afirma-se também como um dos centros de indústrias tradicionais, como a têxtil, o calçado ou a cerâmica, sem esquecer um dos seus orgulhos maiores: a produção de afamados Vinhos Verdes da região.

Para ver

Ponte romano- medieval

Para muitos, Ponte de Lima é esta ponte. Na verdade, sãoduas pontes em uma: a romana, construída no século I, e amedieval, concluída na última metade do século XIV. Domina apaisagem da vila e foi decisiva como elo de ligação duranteséculos.
Largos de Camões e de Alexandre Herculano

Largo de Camões

Um dos espaços mais solicitados pelos limianos e por quem visita a vila. Em dias limpos, o sol poente, o casario envolvente, o chafariz, o rio e o vulto imenso da velha ponte medieval pintam um cenário inesquecível.

Torres de S. Paulo e da Cadeia

As duas torres, com uma presença visual muito forte na vila, integraram as muralhas defensivas de Ponte de Lima. Construídas no século XIV, sofreram alterações ao longo dos séculos
Rua Cardeal Saraiva e Passeio 25 de Abril

Igreja Matriz

Construção originária do século XV, com profundas modificações posteriores. É um mosaico de estilos, desde o românico ao neoclássico. Os altares merecem ser vistos.
Rua Cardeal Saraiva

Misericórdia

Edifício do século XVII e XVIII, de uma única nave. O altar principal e os laterais, neoclássicos, e o painel com o episódio da multiplicação dos pães, estão entre os principais motivos de interesse.
Rua Cardeal Saraiva

Paço do Marquês

Edifício do século XV, foi residência de viscondes e de marqueses. É uma construção maciça e imponente que funciona hoje como posto de informação turística e núcleo museológico.
Rua Dr. Cândido Cruz

Museu dos Terceiros

Bonito conjunto de arquitectura oitocentista. O Museu, criado hámais de 30 anos, guarda e mostra um importante espólio de arte sacra.
Avenida dos Plátanos

Casa de Nossa Senhora da Aurora

Casa apalaçada urbana, construída na primeira metade do século XVIII em estilo barroco. A frente da casa, de grande harmonia, está marcada por um conjunto de janelas que lhe emprestam importância e nobreza.
Rua do Arrabalde de S. João

Casa da Garrida

Construção oitocentista, em estilo rocaille. Integra uma capela de decoração vistosa, culminada por torre sineira.
Rua Vasco da Gama

Casa Torreada dos Barbosa Aranha

Curioso edifício maneirista do século XVI formado por uma torre quadrangular, encimada por pequenos canhões salientes, e por zona residencial. Na parte frontal, sobressaem as armas da família que dela fez uso.
Calçada da Fonte da Vila

Palacete Vila Morais

Edifício construído na última década do século XIX, por ordem de um natural de Ponte de Lima que se fez milionário no Brasil. É uma construção vistosa que mistura uma série de estilos ao sabor dos caprichos do "brasileiro".

Capela do Anjo da Guarda

Estranha capela, aberta, de inspiração românica e gótica, que terá servido de lugar de devoção e abrigo para os passantes. Foi reconstruída no século XVIII, depois de destruição parcial pelas cheias do Lima.
Junto à ponte, na margem direita do rio

Miradouros

Há muitos lugares de onde, subindo, se pode avistar a vila, o rio e o vale do Lima, as grandes manchas vegetais, as terras cultivadas e o que de essencial caracteriza a região.
De entre muitos, propomos três: Santa Maria Madalena, Serra d'Arga e Senhora da Boa Morte.

Para comer

Carvalheira

Uma das especialidades da casa são as entradas: favas com chouriço, polvo em molho vinagrete, feijão com tripas, entre outras. O bacalhau com broa e o poderoso pernil assado são dos pratos mais requisitados.
Antepaço, Arcozelo
Telef: 258944672

A Tulha

Quando há, a lampreia e o sável são bem tratados pela cozinha da Tulha. Quando não há, uma das soluções é o bacalhau na cataplana ou os mais tradicionais rojões ou arroz de sarrabulho.
Rua Formosa
Telef: 258942879

Bocados

O nome do restaurante denuncia a sua inclinação principal: os petiscos. Que são muitos e muito gabados, com direito a menu especial. Truta fumada com salada, espargos trigueiros com presunto, cogumelos assados, tarte de rebentos de alho. E por aí fora .
Carreiros, Arca
Telef: 258942501

Encanada

Durante muito tempo, foi a referência gastronómica incontornável da cidade. Os rojões com arroz seco ou o marcante arroz de sarrabulho, mais as trutas, o sável e a lampreia, continuam a ter muitos adeptos.
Mercado Municipal, 7
Telef: 258941189

Retiro do Sobral

Casa de cozinha tradicional, com rojões, sarrabulhos e aparentados, e também bacalhau frito e bolinhos do mesmo peixe. Quando o rio os dá, há também sável e lampreia.
Rua General Norton de Matos
Telef: 258942435

Taverna Vaca das Cordas

Antes dos pratos principais, o bacalhau é rei nas entradas.
Depois, vêm o polvo grelhado e arrozes de galo "pica no chão" ou de pato. Se quer saber a origem do invulgar nome da taverna, está tudo explicado nas paredes.
Rua Beato Francisco Pacheco, 39
Telef: 258741167

O meu itinerário cancelar