Vinho Verde
S. Martinho de Tibães
S. Martinho de Tibães
    S. Martinho de Tibães

    S. Martinho de Tibães foi, durante séculos, um dos mais influentes mosteiros do Norte de Portugal. Casa-mãe dos conventos beneditinos a partir do século XVI, assumiu-se como centro de excelência das artes e do pensamento estético português. Fundado há cerca de mil anos, o monumental edifício que nos foi legado é, no entanto, o resultado de obras e reconstruções feitas no período áureo do mosteiro como núcleo difusor de arte e cultura, nos séculos XVII e XVIII.
    O mosteiro viveu, durante a sua longa existência, alguns períodos de obscuridade e mesmo de ruína e abandono. Com o fim das ordens religiosas, em 1834, foi encerrado e os seus bens vendidos. Há cerca de duas décadas, o Estado português tomou posse da parte privada do edifício, iniciando-se então importantes obras de restauro e reabilitação.
    Nos belíssimos Mosteiro e Igreja de Tibães são visíveis marcas estilísticas que vão do maneirismo tardio ao rocaille. O claustro principal formado por arcos de volta perfeita, a enorme sacristia coberta por tecto de madeira pintada em forma de caixotões, as extraordinárias composições em talha rocaille, a escultura de Cristo crucificado, o coro alto com o bonito conjunto de cadeiras em estilo barroco, estão entre os muitos motivos de interesse para o visitante. No terreiro do mosteiro, está o cruzeiro de Tibães.

    Horário de visitas
    Das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
    Última visita guiada: 16h45
    Encerra às segundas-feiras

    Como chegar
    De Braga: proposta de percurso desenhada pelo Google

    Contacto
    Rua do Mosteiro
    Telef: 253622670
    Email: msmtibaes@ippar.pt

    Para comer

    Para ficar

    O meu itinerário cancelar