Vinho Verde
S. Pedro de Arouca
S. Pedro de Arouca
S. Pedro de Arouca

Fundado no século X, foi a partir do século XIII que o Mosteiro de Arouca se afirmou como uma das casas da ala feminina da Ordem de Cister. Para isso contribuiu a influência e a herança deixada
por uma das filhas do rei português D. Sancho I, Dona Mafalda, que escolheu Arouca para ingressar na vida religiosa.
Extinto em 1836, com a morte da última freira, o valioso espólio artístico do mosteiro está preservado e pode ser visto no seu Museu de Arte Sacra. Famosa e gulosa herança do labor das monjas ao longo dos séculos é o receituário conventual, com doçarias que fazem perder
a cabeça a um santo.
O actual edifício do mosteiro, construído nos séculos XVII e XVIII, caracteriza-se por uma grande sobriedade, em obediência à filosofia cisterciense, o que não deixa de ser relevante em plena época de afirmação do barroco. Para além da obrigatória visita ao Museu de Arte Sacra, onde se podem ver esculturas góticas, uma Santa Mafalda feita para a arca tumular e uma singela e bonita obra de ourivesaria do século XIII, há outros motivos para uma visita demorada e atenta: as capelas no interior da igreja, uma delas com a urna de Santa Mafalda em ébano e decorada com prata e cobre; a talha do varandim do órgão; os 104 assentos do cadeiral barroco; as extraordinárias imagens de santos; ou o claustro de dois andares. Os doces das monjas de Arouca Pão de São Bernardo, partido à mão para preservar a sua delicadeza; morcelas doces, feitas com massa de miolo de pão e amêndoa enfiada em tripa, e daí o nome que lhe dão; roscas de amêndoa; castanhas doces; manjar de língua. Doces conventuais legados pelas monjas cistercienses do Mosteiro de Arouca, que ainda hoje fazem a fama da vila e o proveito de quem os come.
Arouca, vila doce, não se contenta com os doces conventuais. A tradição popular também se encarregou de continuar os dotes das monjas, com o famoso pão-de-ló húmido, os melindres, as cavacas, os charutos de amêndoa ou as barrigas de freira.

Como chegar
Do Porto - ver proposta de percurso feita pelo Google
De Braga ou Guimarães - ver proposta de percurso feita pelo Google

Contactos
Museu de Arte Sacra | Telef: 256943321
Paróquia de Arouca | Telef: 256944121
Turismo de Arouca | Rua Alfredo Vaz Pinto | Telef: 256943575
Câmara Municipal de Arouca | Telef: 256940220

Para ver

SERRA DA FREITA

A Serra da Freita, com a espectacular queda de água conhecida por Frecha da Mizarela, o invulgar fenómeno geológico das pedras parideiras junto à aldeia de Castanheira e povoações serranas como Cando e Cabreiros

MONTE SRª DA MÓ

O Monte da Srª da Mó, a 8 quilómetros da vila, de onde se tem uma visão panorâmica sobre o vale de Arouca e se pode visitar a capela, quinhentista

IGREJA DE URRÔ

A igreja de Urrô, com uma curiosa torre sineira românica, destacada do corpo do edifício

- A Torre dos Mouros, na freguesia de Burgo

- A norte da vila, vale a pena a deslocação ao Calvário

- Para os apreciadores de vestígios com muitos milhões de anos, as trilobites de Canelas

Para comer

Parlamento

Comecemos pelo fim: barrigas de freira, morcelas e castanhas doces, na tradição conventual. Antes disso, pode escolher entre a deliciosa vitela arouquesa, a posta na brasa ou, ao domingo, o cabrito assando no forno. Lista de vinhos variada, com destaque natural para o Vinho Verde branco e tinto da região.
Travessa da Ribeira, 2
Arouca
Telef: 256949604

Casa no Campo

Com vista para a Serra de Montemuro, decida-se entre a vitela arouquesa, o cabrito ou o bacalhau servido no interior da broa de milho.
Lugar de Espinheiro, Moldes
Arouca
Telef: 256941900

Alto da Estrada

O bacalhau na brasa com batata a murro é uma das propostas para este peixe, entre outras. Nas carnes, a tradicional vitela da terra ou o cabrito assado que, por estas bandas, é prato de substância aos domingos. Nas sobremesas, o destaque vai para as doçarias ligadas á herança conventual.
Arouca, à saída para Burgo
Telef: 256944796

Para ficar

Casa de Cela

Solar do século XVIII adaptado para turismo de habitação. Nove quartos duplos, sala de jogos, biblioteca, piscina, campo de ténis, jardins, actividades ao ar livre.
Cela, Urrô
Arouca
Telef: 256944226 e 919445818 ou 919986393
E-mail: casadecela@hotmail.com
www.casadecela.com

Quinta de Novais

Hotel rural a funcionar numa antiga casa agrícola de finais do século
XVIII. Espaço exterior com castanheiros, carvalhos e sobreiros. Piscina e jacuzzi.
Novais, Santa Eulália
Arouca
Telef: 256940100
E-mail: geral@quintadenovais.com
www.quintadenovais.com

 

 

O meu itinerário cancelar