Uma ruína que se transformou numa referência do turismo em espaço rural do Alto Minho
Casa brasonada típica do Alto Minho, com origem em meados do século XVII, o Solar de Serrade é um bom exemplo de recuperação cuidada do património arquitectónico da região.
Localizado na freguesia de Mazedo, a poucos quilómetros da estrada que liga Valença a Monção, o solar sofreu uma intervenção notável que transformou, através de obras que se prolongaram por meia dúzia de anos, uma casa em ruínas numa das referências do turismo de habitação da região do vinho Alvarinho.
O Solar de Serrade começa por impor-se pelo imponente aspecto exterior, onde se destacam as duas torres que se erguem nos flancos de um corpo longo e mais baixo. No interior, um bonito conjunto de móveis, louças e tapeçarias espalhadas por amplos salões e quartos, a capela com coro e balaustrada em estilo ?rocaille?, os tectos de madeira em forma de masseira, tudo isso, somado ao seu jardim romântico, ajuda a reconstituir o ambiente vivido há mais de trezentos anos, nos tempos do morgado de Serrade.
A casa, virada para o turismo de habitação, tem, além da arquitectura, outros argumentos que reclamam uma visita a todos quantos procuram sossego em ambiente bucólico e natural:
o solar é parte integrante de uma propriedade agrícola onde se cultiva o Vinho Verde da excelente casta Alvarinho e localiza-se a dois passos de duas vilas que merecem visitas atentas.
Para ver
O Solar de Serrade é um espaço aberto a todos quantos queiram passar uns dias em ambiente rural, carregado de história e de nobreza, cercado por vinhas de Alvarinho. A casa dispõe de seis quartos duplos e duas suites, com serviço de pequeno-almoço. Desde que marcadas com antecedência, podem servir-se refeições. O solar tem também condições para acolher eventos de maior monta, num salão com capaci- dade para cerca de 300 pessoas.
Os produtos da quinta
Em Serrade é possível visitar as vinhas,a adega e provar e comprar Vinhos Verdes produzidos pelos proprietários do solar a partir de uvas cultivadas nos vinhedos que envolvem a casa. Com a marca "Solar de Serrade", há três vinhos de qualidade que podem ser apreciados e adquiridos pelos visitantes:
"Menanços", produzido a partir de uma combinação equilibrada de duas castas típicas da região, o Alvarinho
e o Trajadura.
"Solar de Serrade - Tinto", produzido com castas tintas, envolvente e com uma acidez equilibrada, característica dos Vinhos Verdes tintos da sub-região de Monção-Melgaço.
Como chegar
De Braga
Gerar rota no Mapa Google com as indicações de partida Braga e de chegada Estrada desconhecida
@42.057673, -8.479362
De Monção
Gerar rota no Mapa Google com as indicações de partida Monção e de chegada Estrada desconhecida
@42.057673, -8.479362
Contactos
Telef: 251654008 e 251649480
Fax: 251654041
E-mail: quintadeserrade@clix.pt