Quinta modelar com uma paisagem cultivada de rara beleza
Propriedade, desde 1991, da Sociedade dos Vinhos Borges - uma empresa que, com outra designação, está ligada aos vinhos desde há mais de um século, a Quinta de Simaens foi transformada pelos seus actuais detentores numa exploração-modelo na produção de Vinhos Verdes. A Quinta conta nos seus terrenos com uma bonita casa senhorial do século XVIII, de uso e acesso privado, e tem nos 40 hectares de vinhedos o seu principal trunfo. A disposição do terreno, em suave ondulação, cria uma paisagem cultivada de beleza invulgar, bem patente na época em que a vinha explode numa infinita variação de cores. A Quinta de Simaens foi pioneira na introdução de um sistema inovador de condução da vinha, o sistema Lys, criado pelo professor Rogério de Castro, consultor da empresa.
O passeio guiado pelas vinhas de Simaens pode e deve ser complementado com uma visita às modernas e funcionais instalações da Borges, desenhadas por um jovem arquitecto da chamada Escola do Porto, localizadas a 500 metros de distância. Aí funciona o centro de vinificação e engarrafamento de Vinhos Verdes e, desde 2000, as linhas de engarrafamento de outros vinhos e espumantes da empresa, caves de estágio e, aberta recentemente, uma loja de venda ao público do portfolio de produtos da Sociedade dos Vinhos Borges. A partir da Primavera de 2008, a empresa estará em condições de proporcionar visitas guiadas à Quinta e ao centro de vinificação e engarrafamento.
Para ver
A loja
Nas instalações da Sociedade dos Vinhos Borges, a 500 metros da Quinta de Simaens, abriu recentemente uma loja onde podem ser provados alguns vinhos da empresa e adquiridos todos os Vinhos Verdes saídos da Quinta, bem como os restantes produtos da Borges.
Visitas à Quinta
e ao centro de vinificação Aberta a loja, a empresa estará, a partir da Primavera de 2008, em condições de receber pessoas para visitas às vinhas de Simaens, à adega e ao restante complexo situado nas proximidades da Quinta. Está também previsto servir almoços na moderna cantina da empresa, com marcação prévia.
Os vinhos
A Sociedade dos Vinhos Borges produz um conjunto de Vinhos Verdes, entre os quais se destacam o histórico Gatão, um campeão de vendas, e o Quinta de Simaens, produzido exclusivamente com uvas colhidas na Quinta.
Gatão. Vinho Verde Branco
Vilancete. Vinho Verde Branco
Alvarinho Borges - Vinho Verde Branco produzido exclusivamente com uvas da casta Alvarinho
Alvarinho/Trajadura Borges - Vinho
Verde Branco produzido a partir das duas castas que lhe dão o nome
Quinta de Simaens - Vinho Verde
Branco elaborada com predomi- nância da casta Pedernã
Como chegar
De Felgueiras
Seguir pela estrada em direcção á cidade da Lixa e virar à esquerda quando aparecer uma placa com a indicação Simaens.
Da Lixa - Depois de atravessar a povoação, seguir pela estrada de Celorico e Fafe. A empresa localiza-se 1,9 quilómetros após a entrada nessa estrada.
Contactos
Centro de Produção da Lixa (Quinta de Simaens)
Macieira da Lixa
Telef: 255 490 790
Fex: 255 491 828
Sociedade dos Vinhos Borges
Sede: Rua Infante D. Henrique, 421
Rio Tinto
Telef: 224 855 050
Fax: 224 862514
E-mail: geral@vinhosborges.pt
Visitas
Sujeitas a marcação prévia é mineral, tem volume e uma frescura que apenas os vinhos da Região dos Vinhos Verdes conseguem transmitir. Servido a uma temperatura entre os 8 a 10º C é óptimo para acompanhar pratos de peixe, marisco e algumas carnes brancas.